Deteção e prevenção da poluição da água por PFAS passa à 2ªfase no INTERREG SUD

Numa aposta permanente de cooperação em áreas chave para o bem estar global, a CCDR LVT I.P. juntou-se ao projeto ALERT-PFAS, que passou agora à 2ªfase da candidatura ao INTERREG SUDOE para financiamento.

Liderado pela Universidade NOVA de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia, junta peritos de vários países europeus que vão trabalhar para encontrar formas de detetar os PFAS (substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas) que são altamente persistentes, móveis e prejudiciais para o ambiente. A emissão dos F-gases para a atmosfera e a sua degradação conduzem à poluição da água e do solo através da chuva ácida e por sua vez a degradação dos PFAS no solo e na água conduz a gases fluorados que são emitidos para a atmosfera. Trata-se de um ciclo de poluição Ambiental que urge combater.

Enquadra-se no objetivo especifico de promover a adaptação às alterações climáticas, a prevenção dos riscos de catástrofe e a resiliência, tendo em conta abordagens baseadas em ecossistemas e como prioridade preservar o capital natural e reforçar a adaptação às alterações climáticas no sudoeste europeu.

Estejam atentos aos nossos canais de comunicação, para mais informação sobre os próximos passos.

PFAS 2af InterregSudoe

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Tags relacionados