Realizou-se no pretérito dia 7 de novembro a Cerimónia do Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2023, no Grande Auditório do Tagus-Park, em Oeiras, evento onde foram divulgados os resultados das candidaturas dos municípios à Bandeira Verde ECOXXI 2023.
O ECOXXI é um Programa implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que visa reconhecer os municípios que demonstram políticas e práticas de sustentabilidade em diversas temáticas, como a educação ambiental, cidadania, governança e participação pública, alterações climáticas, turismo sustentável, qualidade da água e do ar, ambiente sonoro, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território, emprego, entre outras.
A avaliação das candidaturas que integra a análise das respostas dos municípios a um conjunto de 22 indicadores de sustentabilidade, é desenvolvida por um conjunto de peritos que compõem a Comissão Nacional ECOXXI, da qual a CCDR LVT I.P. faz parte, a quem é reconhecida competência técnica e know-how em matéria de sustentabilidade.
A atribuição da bandeira verde ECOXXI é realizada quando a avaliação, relativa ao conjunto dos 22 indicadores de sustentabilidade que integram o Programa ECOXXI, atinge ou ultrapassa os 50%.
Em 2023 foram apresentadas 66 candidaturas provenientes de todas as regiões do país, o que representa 21,4% dos municípios portugueses, sendo que 59 municípios foram galardoados com a Bandeira Verde ECOXXI 2023, dos quais 13 pertencentes à área de atuação da RLVT, tendo os municípios de Torres Vedras, Oeiras e Sintra feito parte do “TOP 9”, ultrapassando o Índice de 80%.
Foram também distinguidos com a conquista do galardão Bandeira Verde ECOXXI 2023 os municípios de Amadora, Cascais, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Ourém, Sesimbra, Setúbal, Torres Novas e Vila Franca de Xira, saiba mais AQUI.
No link 2023 | Municípios ECOXXI – ECOXXI (abae.pt) pode ter acesso à síntese dos resultados. Para mais informações consulte https://ecoxxi.abae.pt/