Arrancam os trabalhos em Cooperação Europeia do Projeto ALERT-PFAS

No dia 24 de abril, José Pereira Alho, Vice-Presidente da CCDR LVT, I.P., juntou-se a José Julio Alferes, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Isabel Gonçalves, responsável da AD&C para o PO SUDOE, para a abertura do evento que marcou o arranque dos trabalhos do ALERT-PFAS.

Este projeto de Cooperação Europeia financiado, pelo INTERREG SUDOE e liderado pelo Departamento de Química da Universidade NOVA de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia, reúne peritos das regiões de Portugal, de França e de Espanha, mas também do Principado de Andorra como País terceiro. Juntos vão encontrar formas de detetar e prevenir a poluição por PFAS – substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas, presentes nas espumas utilizadas no combate a incêndios florestais, que são altamente persistentes, móveis e prejudiciais para o ambiente.

José Pereira Alho, lembrando que o “ambiente não tem fronteiras”, enfatizou o papel da CCDR LVT, I.P. na qualidade de parceiro associado, com o compromisso de fornecimento de informações e dados relativos ao impacto dos incêndios florestais nos parques naturais da Região de Lisboa e Vale do Tejo – “Parque Natural de Sintra-Cascais” e “Parque Natural da Arrábida”.

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: