A Presidente da CCDR LVT, I.P. e Gestora do Programa Regional Lisboa 2030, Teresa Almeida, esteve presente na visita e inauguração do Centro Medicamento e Saúde da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. O projeto representou um investimento de 2,7 milhões de Euros, que contou com um apoio de 1,37 milhões de Euros do Lisboa 2020, o anterior programa regional de fundos europeus da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
No seu discurso, a Presidente da CCDR LVT, I.P. enfatizou a importância da aposta neste projeto pelo seu impacto e importância na “aceleração regional na área da saúde”. Teresa Almeida lembrou a relevância dos fundos europeus, na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na componente Saúde em Conhecimento, onde foram financiados 20 investimentos em infraestruturas tecnológicas, do ecossistema de inovação, em cerca de 155 milhões de Euros.
A Presidente da CCDR LVT, I.P. destacou ainda que, no âmbito da saúde pública para o cidadão, o anterior programa regional apoiou ainda 79 equipamentos de saúde (44 Unidades de Saúde Familiar, equipamentos para 17 Unidades Hospitalares, 6 cuidados continuados), um total de 134,4 milhões de Euros de investimento com 80 milhões de Euros de apoio de fundos europeus.
O Centro Medicamento e Saúde (CeMS) é constituído por espaços laboratoriais dedicados ao desenvolvimento de atividades de I&D e transferência de tecnologia, ligadas ao medicamento, a sua conceção, análise, formulação e estudo de eficácia e segurança pré-clínicas. A sua missão assenta em quatro pilares estratégicos: reforçar as ligações entre a Faculdade e as empresas farmacêuticas, entidades da saúde e centros de investigação; fomentar da formação avançada para quadros de empresas; estimular a transferência de conhecimento científico e a interação com Países de Língua Oficial Portuguesa nas áreas do medicamento e da saúde; e incentivar o empreendedorismo no setor da saúde.