A Presidente da CCDR LVT, I.P. e atual Presidente Interina da Comissão do Arco Atlântico (desde junho de 2024), Teresa Almeida, formalizou uma candidatura a Primeira Vice-Presidente da Comissão do Arco Atlântico, para o biénio 2024-2025.
A candidatura, articulada com a candidatura à Presidência da Comissão apresentada pelo País Basco, visa fortalecer a cooperação e desenvolvimento das diversas regiões do Arco Atlântico e está sedimentada em quatro pilares estratégicos: aposta na construção de uma Macrorregião Atlântica; o reforço da cooperação com os atores económicos e agentes regionais; o aumento da influência junto das instituições europeias; e uma maior visibilidade institucional para a Comissão do Arco Atlântico e as suas Regiões Membro.
A candidatura da CCDR LVT, I.P. encontra-se comprometida com os princípios da Comissão do Arco Atlântico, espelhados nas declarações de Cardiff e de Sines, que tem como prioridades uma economia Atlântica Inovadora e Sustentável; um Espaço Atlântico Interligado; Resiliência face às Alterações Climáticas; Coesão Social e Cultural; uma melhor Governação e Cooperação.
As eleições para os novos órgãos de gestão da Comissão do Arco Atlântico (CAA) estão agendadas para o próximo dia 2 de outubro na cidade de Gozo, em Malta, no decorrer da reunião plenária da CAA e da Assembleia-Geral da CRPM.