Lisboa: “Cidade de Saúde Pública 2025”

O projeto “Cidade de Saúde Pública 2025” foi selecionado, entre 90 provenientes de 34 Países, como uma das 10 candidaturas finalistas a avançar para a segunda fase do Desafio Cidades Saudáveis. Este tem como objetivo criar cidades mais saudáveis, mais verdes e mais sustentáveis.

Este projeto propõe uma intervenção num espaço da cidade, transformando-o num exemplo de promoção da saúde, com impacto na comunidade local. Este resulta de uma parceria com a C40 Cities, no âmbito do Cities for Better Health (CBH). As três melhores ideias serão anunciadas em outubro e receberão uma bolsa de cerca de 92 mil Euros, atribuída pela Novo Nordisk.

Ao participar nesta iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), a CCDR LVT, I.P. dá o seu contributo com ideias para a candidatura (ao nível da transformação de espaços e atividades/iniciativas), compromete-se com atividades de disseminação e comunicação do projeto e pretende e apoia a sua concretização cruzando-o com outras iniciativas que já decorrem. Estas encontram-se no plano da promoção de um envelhecimento ativo e saudável, através da Rede AHA e da prescrição social com base nos determinantes ambientais da saúde, no quadro da Rede de Cooperação para a Inovação em ODS. Ambos os projetos liderados por escolas da Universidade Nova de Lisboa e alinhados com a Estratégia de Especialização Inteligente de Lisboa (RIS3).

É também de salientar que a CCDR LVT, I.P. foi recentemente reconhecida, pela Comissão Europeia, como “REGIONAL INNOVATION VALLEY” comprometendo-se, ainda mais, com a promoção do robustecimento do ecossistema para a inovação no seu território, em especial nos domínios desta Estratégia, envolvendo todos os atores territoriais relevantes. Para isso, tem colaborado de perto com as instituições de investigação e do ensino superior da LVT, sendo o caso vertente um exemplo que dará frutos a serem replicados na Região, enquanto boa prática de intervenção no espaço e nas suas dinâmicas com efeitos na promoção da saúde pública.  

padrao dos descobrimentos 211485 1920

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: