A União Europeia distinguiu, através da CCDR LVT, I.P., a Área Metropolitana de Lisboa como Vale de Inovação Regional (Regional Innovation Valley) pelo seu sucesso na implementação de políticas públicas de investigação e inovação (I&I).
O certificado de reconhecimento surge depois da candidatura apresentada (em 2023) pela Presidente da CCDR LVT, I.P., Teresa Almeida, e é assinado pelas Comissárias Europeias da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova.
Para a Presidente da CCDR LVT, I.P. este reconhecimento representa um “verdadeiro estímulo ao ecossistema de investigação e inovação para ir ainda mais longe, envolvendo todos os stakeholders na cooperação entre as regiões europeias e com os agentes dos respetivos territórios, para a construção de planos de ação conjuntos para a inovação, alinhados com as respetivas estratégias de especialização inteligente”.
Esta distinção desafia todas as entidades da Região de Lisboa e Vale do Tejo a melhorar a coordenação das suas políticas de inovação e investimentos a nível regional, nomeadamente aqueles que se encontram inscritos na New European Innovation Agenda, tais como: a aposta na digitalização, a melhoria da saúde pública, a valorização da economia circular, a melhoria da segurança alimentar, entre outros.