A Presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. marcou presença, a convite do Município de Setúbal, no evento de reabertura do emblemático Convento de Jesus, em Setúbal, após longos anos de encerramento e concluídas as obras de reabilitação. O evento, que contou com a presença do Bispo de Setúbal – o cardeal Dom Américo Aguiar – permitiu reafirmar a importância deste monumento nacional, como uma peça central do património cultural da região de Lisboa e Vale do Tejo, e, desde 2011, Marca do Património Europeu da Comissão Europeia.
A Presidente da CCDR LVT, I.P. destacou a importância desta requalificação não apenas para Setúbal mas para toda a região. “O Convento de Jesus é um dos mais importantes testemunhos do estilo manuelino em Portugal e um símbolo da nossa identidade cultural. Esta reabilitação representa um compromisso claro com a preservação do nosso património e com a valorização de espaços que promovem a cultura e o turismo sustentável”, afirmou.
Importa salientar que a reabilitação do Convento e a valorização da sua envolvente contaram com apoios significativos de fundos europeus, através de três projetos apoiados pelo programa Lisboa 2020. Entre as principais intervenções destaca-se a Recuperação do Convento de Jesus – Alas Norte e Nascente, com um investimento elegível de mais de 2.4 milhões de Euros (cofinanciado em 62%), e que teve como objetivo principal a recuperação do edifício, integrando-o como um polo estratégico de valorização cultural e turística, com elevado potencial de internacionalização. Outro importante apoio foi para a Reabilitação do Convento de Jesus – Fase A, que abrangeu as Alas Este e Norte, os Claustros, a Igreja Matriz e o Coro Alto, com um investimento elegível de mais de 1.6 milhões de Euros (cofinanciamento de 50%). E, complementando as restantes intervenções, a Requalificação da Envolvente do Convento de Jesus que incluiu melhorias significativas no espaço público e na acessibilidade, com um investimento total de cerca de 1.6 milhões de Euros (cofinanciado em 61%).
O total de investimento nas intervenções relacionadas com o Convento de Jesus foi superior a 5,65 milhões de Euros. Segundo Teresa Almeida, Presidente da CCDR LVT, “estas operações são exemplo da importância dos apoios europeus para a Região de Lisboa e do compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e com a valorização de um monumento nacional de importância ímpar”.
A reabilitação do Convento de Jesus e da sua envolvente foi um processo desafiante e longo, atravessando vários mandatos governativos e exigindo um compromisso contínuo para a preservação de um dos mais importantes monumentos nacionais. Esta trajetória, marcada pela persistência, só foi possível graças à conjugação de esforços entre a autarquia, o Governo e as entidades regionais, nomeadamente através do apoio essencial do programa Lisboa 2020, que cofinanciou, em três momentos, parte significativa das intervenções.