No dia 17 de janeiro de 2025 foi inaugurada, após requalificação, a Escola Básica Gil Vicente. Este investimento foi o primeiro a ser concluído no âmbito do Lisboa2030, e beneficia diretamente 124 alunos do 1.º ciclo. Além deste investimento, Oeiras receberá outros no âmbito da contratualização entre a Câmara Municipal e o Programa Lisboa2030 (ITI AML).
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, da Presidente do Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR LVT, I.P.) e do Programa Regional Lisboa2030, Teresa Almeida, do Diretor do Agrupamento Linda-a-Velha – Queijas, Rui Nobre, do Presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira, do Vereador Pedro Patacho e da Vereadora Joana Baptista, e de Professores e Alunos, numa demonstração robusta da Comunidade Educativa local, e da importância do tema para o território.
Teresa Almeida, enfatizou que esta aposta na educação dá continuidade ao trabalho realizado no âmbito do Lisboa2020, no qual foram investidos 58 milhões de euros na requalificação de 102 escolas, beneficiando 34 mil alunos, e 21,4 milhões de euros na remoção de amianto em 139 escolas. Este investimento refletiu-se na redução da taxa de abandono escolar precoce de 14,7% em 2014 para 7,7% em 2023. Referiu ainda que esta aposta é acompanhada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), onde é assegurado o financiamento à Escola Secundária Professor José Augusto Lucas com cerca de 11,7 milhões de euros. Uma aposta neste concelho, que acontece na Região de Lisboa e Vale do Tejo, são 174 milhões de euros aplicados em 24 escolas.
Foi uma demonstração da importância dos Fundos Europeus para o desenvolvimento urbano e social e do papel dos Municípios nessa transformação urbana.