Assinado Acordo de Cooperação para o desenvolvimento do Oeste e Vale do Tejo

No passado dia 10 de abril foi formalmente assinado, nas Caldas da Rainha, o Acordo de Cooperação que marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento integrado para o território do Oeste e Vale do Tejo. A cerimónia, presidida por Pedro Folgado, Presidente da CIM Oeste, contou com a presença dos Presidentes das Comunidades Intermunicipais do Médio Tejo e da Lezíria, dos Presidentes das CCDR Centro e Alentejo, que celebraram o Acordo de Cooperação, a IIBT-OVT, que visa aproveitar as vantagens competitivas, uma intervenção integrada e estratégica que promove um futuro mais equilibrado e sustentável para todo o território.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR LVT, I.P.), representada pela sua Presidente, Teresa Almeida, igualmente presente, encerrou a sessão tendo destacado a importância deste ITI para a valorização de um território de importância crescente na Região de Lisboa e Vale do Tejo, que integra atualmente três NUTS II — Grande Lisboa, Península de Setúbal e Oeste e Vale do Tejo —, uma diversidade que considera ser uma oportunidade estratégica para uma abordagem territorial mais completa, ambiciosa e colaborativa. “É esta complexidade que nos desafia e, ao mesmo tempo, nos estimula a encontrar soluções conjuntas, através de uma gestão mais integrada e eficiente das políticas públicas”, afirmou.

O Plano de Ação da Intervenção Integrada de Base Territorial do Oeste e Vale do Tejo (IIBT-OVT) é estruturado em torno de cinco agendas estratégicas interligadas, que visam promover a inovação, a excelência ambiental, a digitalização, a capacitação e a coesão social.

Fotografias: CIM do Oeste e CCDR Centro, I.P.

imagem 5 16
Imagem 2 16

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: