CCDR LVT acolhe primeira apresentação do Plano Social para o Clima

A CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR LVT, I.P.) acolheu no seu auditório, no passado dia 16 de abril, a primeira sessão pública de apresentação do Plano Social para o Clima. A iniciativa, promovida em parceria com Agência para o Clima (ApC, I.P.) e a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C, I.P.), contou com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, da Presidente da CCDR LVT, I.P., Teresa Almeida, do Vice-Presidente da AD&C, I.P., Duarte Rodrigues, e da Presidente da ApC, I.P., Ana Perez.

O Plano Social para o Clima é uma medida estratégica da União Europeia, inserida no pacote legislativo “Fit for 55”, que visa assegurar uma transição justa e inclusiva para a neutralidade climática. Com uma dotação nacional que poderá ascender aos 1,63 mil milhões de Euros, o plano pretende mitigar os impactos sociais da nova regulamentação europeia (CELE 2), que alarga o comércio de emissões aos setores dos edifícios e do transporte rodoviário.

Durante a sessão foi sublinhada a importância de responder aos desafios da pobreza energética e da mobilidade, através do apoio direto a famílias, microempresas e utilizadores vulneráveis. As medidas previstas incluem apoio à renovação energética de habitações, substituição de equipamentos ineficientes, mobilidade sustentável e transportes públicos acessíveis.

A CCDR LVT, I.P., enquanto entidade com um papel ativo no planeamento, políticas públicas e desenvolvimento sustentável da Região de Lisboa e Vale do Tejo, congratula-se por ter acolhido este momento inaugural de um plano que se propõe combater desigualdades e promover a coesão social no contexto da ação climática.

DSC 5918

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Tags relacionados