Parceria Cidades Verdes

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma das entidades que participa como stakeholder na parceria “Cidades Verdes” da Agenda Urbana da União Europeia, co-coordenando o grupo de trabalho dedicado ao financiamento, juntamente com o município de Utrecht (Países Baixos).

A parceria está organizada em quatro grupos de trabalho centrados num aspeto específico do tema: financiamento, sistemas de indicadores, implementação de infraestruturas verdes e soluções baseadas na natureza, e metodologias para quantificar a procura por infraestruturas verdes a nível local.

É uma parceria de três anos centrada em infra-estruturas verdes e azuis em contexto urbano, e com amplas ligações a uma série de sectores prioritários, nomeadamente ambiente, transportes sustentáveis, gestão da água e agricultura urbana.

Os seus resultados serão de grande relevância para os problemas e as necessidades das cidades de todas as dimensões, no que diz respeito à preservação da biodiversidade e à adaptação às alterações climáticas.

A parceria está alinhada com os objetivos das cidades em proporcionar maior bem-estar aos cidadãos, através da melhoria da qualidade do ar e da multiplicação de espaços públicos de qualidade que impulsionem os níveis de inclusão social.

Desenvolverá um plano de ação que conterá medidas específicas destinadas a acompanhar e ajudar as autoridades urbanas a enfrentar os desafios urbanos.

Link Parceria Cidades Verdes:
https://www.urbanagenda.urban-initiative.eu/partnerships/greening-cities

Qualquer questão adicional pode ser colocada para filipe.ferreira@aml.pt

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: