CCDR LVT integra a rede Prescrição Social Portugal

A CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, I. P. integra a recém-criada rede “Prescrição Social Portugal”, uma iniciativa promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública/NOVA. A iniciativa foi lançada esta terça-feira, 9 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Este encontro, que reuniu líderes e profissionais de várias áreas, teve como principal foco a apresentação de uma rede que pretende disseminar a Prescrição Social: uma intervenção de integração de cuidados em saúde e sociais, centrados na pessoa, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, otimizar a utilização dos serviços e reduzir as desigualdades. Pretende também dar resposta a necessidades ligadas ao isolamento, a vulnerabilidades sociais e económicas e a estilos de vida menos saudáveis.

A CCDR LVT, I.P., numa perspetiva de inovação e cooperação, tem como meta, em parceria com a ENSP/NOVA e os agentes regionais e locais interessados, contribuir para três objetivos estratégicos: uma maior sensibilização dos agentes públicos e privados para a relevância social deste modelo e respetiva rede nacional; o estímulo à criação de sinergias colaborativas, diálogos multidisciplinares e consórcios de entidades com objetivos partilhados em prol da saúde pública; e o apoio à captação de linhas de financiamento nacionais e europeias que possam incrementar e acelerar a implementação desta rede no território de Lisboa e Vale do Tejo.

Para mais informações sobre a Prescrição Social, e o trabalho já desenvolvido em Portugal, poderá consultar: https://www.ensp.unl.pt/knowledge-centers/prescricao-social/

Imagem destaque rede prescricao social Portugal 2
Fig2 moldura

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: