Estado das Culturas e Previsão de Colheitas (ECPC)
O Estado das Culturas e Previsão das Colheitas (ECPC) é um projeto mensal que visa a recolha e disponibilização de informação de carácter previsional, relativamente a áreas, rendimentos e produções das principais culturas.
Durante o período que medeia entre o termo das colheitas e a obtenção de resultados provenientes de inquéritos e de dados administrativos obtidos a partir de Organismos de intervenção e coordenação económica em áreas definidas, os dados do ECPC são os únicos indicadores disponíveis para a tomada de decisões de cariz político e económico.
A coordenação nacional deste projeto compete ao Instituto Nacional de Estatística (INE) que sistematiza e disponibiliza a informação recolhida a nível nacional publicando mensalmente o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas e um destaque para a comunicação social.
A nível da CCDR Lisboa e Vale do Tejo, I.P. uma Nota sobre a informação recolhida e enviada mensalmente ao INE é também disponibilizada no sítio da internet.
Consulte aqui a Informação técnica mensal relativa Estado das Culturas e Previsão das Colheitas.
Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA)
O Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA) foi criado foi criado pelo Decreto-Lei nº 91/85, de 1 de abril e tem por objetivo acompanhar os mercados de produtos agrícolas, numa ótica de fileira, recolhendo dados que permitam informar:
- Os decisores políticos, que têm a missão de acompanhar as políticas de mercado (nacionais ou comunitários);
- O próprio mercado e os seus agentes, prestando um serviço publico de ajuda à transparência de mercado.
A informação das cotações dos produtos, com atualização semanal, está disponível na página do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) relativa ao Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA) e a Consulta de Cotações e Newsletters.
Rede de Informação de Sustentabilidade Agrícola (RISA)
O Regulamento de Execução (EU) 2024/2746 da Comissão de 25 de novembro de 2024 estabelece regras de execução do Regulamento (CE) n.º 1217/2009 do Conselho que cria a Rede de Informação de Sustentabilidade Agrícola (RISA) e que revoga o Regulamento de Execução (EU) 2015/220 da Comissão.
Há a conversão da Rede de Informação Contabilística Agrícola (RICA) para Rede de Informação de Sustentabilidade Agrícola (RISA).
A 20 maio de 2020 a Comissão anunciou a importância desta transição numa comunicação intitulada “Estratégia do Prado ao Prato para um sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente” ( https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=LEGISSUM:4494870 ).
Esta conversão permite a recolha de dados que levando a uma melhor análise dos setores agrícolas nos Estados Membros no seu conjunto e oferecer orientações políticas úteis aos decisores políticos.
A recolha de dados RISA beneficia positivamente o agricultor, criando um sistema agrícola mais sustentável e eficiente, promovendo uma produção mais responsável, equilibrada e capaz de atender a procuras futuras de alimentos e recursos naturais.
A RISA contribuirá para:
– a análise das dimensões económica, ambiental e social reforçadas da PAC;
– para a melhoria de aconselhamento dos agricultores;
– avaliação comparativa do desempenho das explorações agrícolas;
– transparência e o equilíbrio da cadeia de abastecimento agroalimentar.
A recolha dos dados para a RISA é confidencial, gratuita e só depende da participação voluntária do agricultor.
Para mais informações sobre a RISA, consultar a página do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP): https://www.gpp.pt/index.php/rica/rede-de-informacao-de-contabilidades-agricolas-rica