CCDR LVT participa em encontros de rede com foco na inovação e projetos estratégicos para o Atlântico

A CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. em exercício da 1.ª Vice-Presidência da Comissão do Arco Atlântico (CRPM/CAA) e enquanto Coordenadora do Grupo de Trabalho “Innovation” da CAA, participou ativamente nas HUBMEETINGS que acontecem anualmente, reunindo todos os membros e coordenadores dos grupos de trabalho, que apresentam o Plano de Ação para o ano que se inicia.

Com cerca de 69 participantes das diferentes Regiões da CAA, foi cumprido um extenso programa em que houve oportunidade para destacar a importância do trabalho em curso em torno da Inovação que deu já origem ao catálogo “Innovation Made in Atlantic – IMA”, com 435 casos de inovação registados e 140 classificados.

Este trabalho permite iniciar análises de conteúdo e retirar conclusões sobre o cenário da inovação no Atlântico, assim como do potencial do ecossistema, em particular dos seus atores mais relevantes. Ainda este ano, será possível aceder a esta significativa informação para os mais diferentes propósitos, sendo o principal público-alvo os agentes da governação aos diferentes níveis, os possíveis parceiros de projetos de inovação, investidores e empresas. Constitui ainda um diferenciado acervo de dados que a academia passa a poder usar em diferentes tipologias de estudos.  

Foram também foco deste encontro de dois dias: a constituição de uma Macrorregião para o Atlântico, com a partilha dos resultados do estudo do ESPON “Targeted Analysis Atlantic MRS”; o projeto “Transatlântico”, financiado pelo Parlamento Europeu, que procura estabelecer pontes entre as Regiões costeiras de ambos os lados do oceano; as prioridades da Comissão Europeia para o futuro.

Assinalam-se, ainda, e notas dos grupos de trabalho “Ocean Pollution”, “Marine Renewable Energies”, “Atlantic Tourism & Culture” (liderado pela Cantábria) e “Transport”, com introdução do Vice-Ministro para a Mobilidade Sustentável do País Basco (que preside a CAA), Miguel Ángel Páez, para além de atores relevantes da Irlanda, Nouvelle Aquitaine Region, Navarra e a Região Norte (Portugal), que se pronunciaram nesta matéria, salientando a ideia de seguir de perto as tomadas de decisão que determinam as grandes opções europeias neste setor.

Imagens Atlantic Arc

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Notícias relacionadas